domingo, 28 de novembro de 2010

Semiotica - Nivel narrativo

A narratividade é um componente presente em todos os tipos de textos, mesmo aqueles que não são narração. Temos, portanto, uma parte do PGS que poderá ser divido em sintaxe e semântica.
SINTAXE NARRATIVA
Há dois tipos de enunciados elementares:
a) enunciados de estado: são os que estabelecem uma relação de junção (disjunção) ou (conjunção) entre um sujeito e um objeto
b) enunciados de fazer: são os que mostram as transformações, os que correspodem à passagem de um enunciado de estado para outro. Ocorre para isso o uso de programas narrativos.
PROGRAMA NARRATIVO: Uma narrativa complexa estrutura-se numa sequencia canônica, que compreende quatro fases: a manipulação, a competência, a performace e a sanção.
1) Manipulação: um sujeito age sobre outro para levá-lo a querer e/ou dever fazer alguma coisa. Existem inumeros tipos de manipulação, entre eles: a tentação ( o manipulador propõe ao manipulado uma recompensa com a finalidade de levá-lo a fazer algo), a intimidação (o manipulador usa-se de ameaças), a sedução (o manipulador leva a fazer manifestando um sentido positivo sobre a competência do manipulado) e provocação (o manipulador leva a fazer manifestand um juizo negativo sobre a competência do manipulado).
* Deve-se lembrar que o manipulador e o manipulado podem ser figurativizados por um mesmo persaneagem no nivel discursivo
2) Competência: o sujeito que vai realizar a transformação central da narrativa é dotado de um saber e um poder fazer.
3) Performace: é a fase em que se dá a transformação (mudança de um estado a outro) central da narrativa. Ou seja, é o fazer propriamente dio.
4) Sanção: ocorre a contatação de que a performace se realizou e, por conseguinte, o reconhecimento do sujeito que operou a transformação. Eventualmente, nessa fase, distribuem-se premios e castigos (não obrigatório).
Nesse julgamento ocore a interpretação veridictória os estados resultantes do fazer do sujeito.
Quadro veredictório de modalização do ser:

O narrador pode organizar as diversas fases da sequência canônica de diferentes maneiras. Elas então não precisam necessariamente aparecer nessa ordem. Como elas se encadeiam em função de relaçoes de pressuposição, o leitor vai apreendê-las corretamente.
SEMÂNTICA NARRATIVA
É na semântica narrativa que se depreendem os sujeitos e suas paixoes, assim como os objetos e seus tipos. Numa narrativa, aparecem dois tipos de objetos: modais e de valor. Os primeiros são o querer, o dever, o saber e o poder fazer, são aqueles elementos cuja aquisição é necessária para realizar a performace inicial. Os segundos são os objetos com que se entra em conjunção ou disjunção na performace principal. Dizendo de outra forma, o objeto modal é aquele necessário para obter outro objeto. O objeto valor é aquele cuja obtenção é o fim ultimo do sujeito.
Outro elemento a ser depreendido é a paixão do sujeito. As paixões, do ponto de vista da semiótica, entendem-se como efeitos de sentido de qualificações modais que modificam o sujeito de estado. É aquilo que move o sujeito.
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REFERÊNCIA
BARROS, Diana Luz Pessoa de. TEORIA SEMIÓTICA D OTEXTO, 1999. Editora ática.
FIORIN, José Luiz. ELEMENTOS DE ANÁLISE DO DISCURSO, 2008. Editora contexto.

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