domingo, 28 de novembro de 2010

O surgimento de um novo vocábulo

Ao que se diz respeito a criação de novas palavras no PB, algumas questões se fazem pertinentes:
- Por que se formam novas palavras?
1)por exigências do sistema linguistico (função de mudança categorial)
2)por influência do sujeito-falante (função expressiva de avaliação): é o que se dá com os sufixos afetivos, enfáticos e intensificadores.
3)pelo papel das funçoes semânticas (função de rotulação): ou seja, da necessidade de dar nome às coisas, às ações, aos lugares, etc...
- Quando se formam novas palavras?
FORMAÇÃO ESPORÁDICA: pode ser definida como uma palavra complexa nova, criada pelo falante/escritor, sob o impulso do momento, para satisfazer alguma necessidade imediata. Ela pode deixar de ser esporádica a partir do momento em que o item se torna familiar a uma comunidade linguistica.
FORMAÇÃO INSTITUCIONALIZADA: uma RPF pode institucionalizar-se, isto é, tornar-se familiar a um grupo de individuos. Isso pode ocorrer algumas palavras devido a alguns fatores:
a)prestigio do criador da palavra
b) "ajuda" da midia na disseminação da nova palavra
c) relevância
d) necessidade (exigências históricas, culturais, paradigmáticas...)
- Como se formam novas palavras?
As regras morfológicas podem ser de 2 tipos:
Condições de produtividade: uma regra deve ser especificada em todas as suas caracteristicas, quer quanto à base (categorização, subcategorização, constituição morfológica, traços semânticos), quer quanto ao produto (idem).
Condiçoes de produção: precisa ser um elemento concreto. Ou seja, satisfazer os fatores de ordem pragmática e discursiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário