sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Morfologia gerativa

Como vimos anteriormente, existem na linguistica várias correntes de pensamentos ou escolas diferentes. Nos posts anterioremos de morfologia, estudou-se a morfologia segundo o estruturalismo. A partir de agora, veremos essa diciplina pelo ponto de vista do gerativismo.
Primeiramente, deve-se resgatar a história ou o quadro teorico da morfologia. Dai, resultam 4 momentos:
1) A morfologia perde espaço para a fonologia e passa a ser tratada como fonologia lexical. Nesse momento a sintaxe era cega à estrutura interna da palavra, às operações lexicais. A consequencia a isso era que o dicionario deveria possuir todas as variações de todas as palavras!
Tem-se, entao, uma hipotese lexicalista, a qual afirma que o cerebro humano possui regras para a formação das palavras(Anderson)
2) Esse segundo momento, que data da decada de 80, é marcado pelo fortalecimento da hipotese lexicalista. A partir de então, os gerativistas passaram a ver que a morfologia flexional era importante para a sintaxe, uma vez que a partir das formas flexionadas ocorriam as concordancias nos enunciados. Assim, a divisão entre morfologia flexional (sintatico) e lexical (lexico) se acentua.
3) No terceiro momeno (decada de 90), a proposta de Anderson foi adotada amplamente pelo gerativismo.
4) Surge a teoria da otimalidade, a qual diz que a gramática particular é o resultado do ordenamento de um conjunto de principios universais.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
" De acordo com o gerativismo, os mecanismos responsáveis pela linguagem são inatos, portanto, independentes de aspectos culturasi. Assim, todas as línguas são regidas por principios niversais" (Sandalo, 2001)

2 comentários:

  1. O texto parece bom, mas existem muitos erros de digitação e/ou ortografia. Fica difícil levar a sério uma publicação que se propõe a discutir morfologia e talvez linguística, quando não se consegue escrever um bom texto livre de tantos erros crassos.

    ResponderExcluir
  2. Qual a referência eu posso usar nessa pesquisa? Ótimo conteúdo.

    ResponderExcluir