domingo, 28 de novembro de 2010

Morfologia: O léxico

No léxico dos falantes encontram-se todas as estruturas conhecidas de sua lingua. Porém, deve-se considerar que a lista de itens que constituem esse lexico ocorrem morfemas(pedaços das palavras) ou lexemas (palavras prontas)?
É preciso cosiderar que o falante conhece não apenas o morfema isolado, mas também, separadamente, os produtos das combinaçoes entre os morfemas. Surge então a hipotese de que também fazem parte da lista os lexemas, além dos morfemas.
Mas não somente essas. O falante também é capaz de reconhecer outras estruturas:
. Lexemas puros: palavras primtivas como mar, livro, café, cedo, sempre...
. Lexemas complexos: derivam de outras palavras como livreiro, reler, guarda-roupa...
. Vocábulos deiticos: são, na sua maioria, advérbios e palavras que idicam pessoas gramaticais como eu, nosso, lá, algum...
. Formas dependentes: é autonoma, embora nunca apareça isolada, podenso se separar livrimente daquela a que se associa na enunciação ou mudar de posição em relação a ela, como por exemplo, as preposiçoes e as conjunçoes.
. Bases presas: como hidro-, geo-, agro-...
. Afixos: que podem vir antes do radical (prefixo) ou depois (sufixo)
POLISSEMIA
Caracteriza-se pelo fato de que uma palavra pode sofrer adaptações semânticas às diversas circunstâncias em que é usada sem, contudo, deixar de se ligar a um sentido básico inicial.
ex.: banco de dados, banco de sangue, banco central, banco da praça. (banco= lugar em que se deposita algo)
HOMOFONIA
Propriedade de duas ou mais formas, inteiramente distintas pela significação ou função, terem a mesma estrutura fonológica, ou seha, possuem a mesma forma porém sentidos diferentes.
ex. Manga (da camiseta), manga (fruta).
Sendo assim, essas formas aparecem como entradas lexicais distintas no lexico do falante, diferentemente dos casos de polissemia.
EMPRÉSTIMO
Considera-se uma forma linguistica como um emprestimo sob o ponto de vista sincronico se essa forma apresentar um fonema ou uma sequência de fonemas estranhos ao sistema fonologico do português.
HIBRIDISMO
São palavras hibridas aquelas que se formam de elementos tirados de línguas diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário