domingo, 28 de novembro de 2010

Semiotica - Nivel fundamental

No nivel fundamental tem-se uma oposição semântica única, em que aparecem dois termos contrários que se organizam dentro de um mesmo eixo semântico e no qual não haja exclusão entre eles, como se fossem dois polos. Essa oposição deverá sustentar todo e qualquer sentido dentro do texto, ou seja, deverá englobar todas as demais.
Por ex.: /vida/ x /morte/, pode ser considerada o oposição semântica de um determinado texto uma vez que esses termos não se excluem.
Deve-se também atribuir valores a esses termos que podem ser eufóricos (+) ou disfóricos (-), isto é, positivos ou negativos. Essa valoração, entretanto deve ser feita a partir do sentido do texto, logo a valoração, no exemplo, de vida como euforico e morte como disforico pode não ocorrer em um determinado texto em que se valorize a morte em detrimento da vida.
Feito isso, deve-se montar o quadrado semiótico do nivel fundamental que se configura como:
Assim, teriamos no exemplo:
vida e morte como contrários, vida/ não-vida e morte/ não-morte como contraditórios (poque se exlcuem) e não vida implicando em morte e não-morte implicando em vida (pois se completam).
Tudo o que foi dito acima se enquadra na semântica fundamental (isso porque o texto se divide semanticamente e sintaxicamente em todos os niveis).
Já quanto a sintaxe fndamental temos:
1) afirmação de /a/
2) negação de /a/
3) afirmação de /b/
Ou seja, um texto pode começar afirmando um dos termos da oposição semântica para depois nega-lo e afirmar o outro. Ex.:
1) afirmação da /vida/
2) negação da /vida/
3) afirmação da /morte/
A semântica e a sintaxe do nivel fundamental representam a instância inicial do PGS e procuram explicar os niveis mais abstratos da produção, do funcionamento e da interpretação do discurso.
...

REFERÊNCIA
BARROS, Diana Luz Pessoa de. TEORIA SEMIÓTICA D OTEXTO, 1999. Editora ática.
FIORIN, José Luiz. ELEMENTOS DE ANÁLISE DO DISCURSO, 2008. Editora contexto.

Um comentário: