domingo, 10 de junho de 2012

Fundamentação metodológica da ACD

A ACD propõe que cada evento discursivo seja analisado em três dimensões:

1) Texto: 
- busca a descrição
- descrição: inclui o léxico, as opções gramaticais, a coesão e a estrutura do texto
- nivel mais próximo aos significados literais
- enfatiza as implicações ideológicas
- relexicalização (p.e. o uso de danos colaterais ao invés de matar pessoas civis)
 Para a análise das estruturas linguísticas, Faircloug adota noções da LSF de Halliday:
Multifuncionalidade: a lingugem é multifuncional porque realiza três tipos de significações simultaneamnete (como a formalção das cores em um arco-iris) , as que Halliday cham de metafunções da linguagem.
 a) Significados ideacionais: representar a realidade de determinada maneira, refletindo/ criando determinados conhecimentos e crenças
- transitividade do verbo e seus argumentos
- quem faz/ é/ pensa diz o que em que circunstância
b) significados interpessoais: estabelecer relações sociais

- tem haver com o intersubjetivo
- modo/ jeito/ maneira que o texto se dirige (categórico, ordem, pedido...)


c) significados textuais: organizar o texto de determinada maneira, dependendo em parte do canal oral ou escrito
- distribuição de informações dentro do texto
existe uma ordem temporal?
a assunto principal vem no começo?
está distribuuido em parágrafos?

  Cada um desses três tipos de siginificados é realizado por um aspecto especifico da léxico-gramática [...]. O potencial para a produção de siginificados que a linguagem oferece é chamado de potencial semântico. Dentro do potêncial semântico:
significadosideacionais: realizados pela transitividade
significados interpessoais: realizados pelo modo verbal
significados textuais: realizados pelo sistema tema e rema

2) Prática discursiva
- interpretação: é a partir da forma que o texto circula que é possível interpretar o que se diz
- onde circula, de que forma, em que época
- coerência, força ilocucionária, intertextualidade e interdiscursividade
- participando da circulação que adquirimos a competência genérica, conhecimento de mundo (ao natermos o olho em uma reportagem, já sabemos qual o gênero pois pelo nosso conhecimento, fazemos comparações e percebemos elementos em comum entre os textos de mesmo gênero)
- a simulação está muito presente em toda produção de texto. A linguagem representa o mundo, simula

3) Prática social
- Ideologia e hegemonia
- crenças sociais
- explicação: só é possível explicar e se fazer entender porque é necessário se passar pela ideologia
- naturalização: se um texto opera com o senso comum, ele trata algo como natural, silenciando todas as outras realidades possiveis. "No processo de produção de consenso, de naturalização, a ideologia tem um papel contundente, podendo levar às pessoas a agir de determinadas formas, tanto a seu favor como contra si própria." (p.102)
- a realidade é criada discursivamente
- os textos são investidos ideologicamentes e refletem lutas de poder
- os siginificados variam depedendo das estruturações sociais e dos discursos que os orientam

 É importante ressaltar que esses três niveis se relacionam e não devem ser vistos como estanques, assim podemos analisar um texto por diferentes portas de entradas: podemos iniciar a análise tanto com a questão social como de práticas discursivas ou social.

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