domingo, 15 de setembro de 2013

Sincronia e Diacronia

A relação entre sincronia e diacronia é uma dualidade interna da linguagem (langue e parole), pois esta comporta as duas dicotomicamente, porém o observador deve escolher um dos pontos de vista para estudo.
Sincronia diz respeito à relação entre fatos coexistentes num sistema linguístico, tal como eles se apresentam em um estado de língua ("na prática, um estado de língua não é uma ponto, mas um espaço de tempo, mais ou menos longo, durante o qual a soma de modificações ocorridas é mínima" - p. 117, CLG).
    Essa é a abordagem escolhida por Saussure, pois o falante relaciona-se com a língua sincronicamente, ou seja, ele não precisa estudar as evoluções que sofreram os signos durante o tempo para conseguir utiliza-los em seus enunciados.
    Essa é, também, a abordagem que deve ser considerada para descrever uma língua, pois se isolarmos os signos para estudarmos suas evoluções não conseguiremos analisar o sistema, ou seja, todos os signos se relacionando.
Já a diacronia estuda um elemento ao longo de um determinado período de tempo, vendo sua evolução, seus deslocamentos. Se adotarmos esse tipo de estudo, estaremos fazendo um estudo etimológico, histórico, pois, ao recortar um elemento e analisar sua evolução não é possível descrever o sistema da língua. 
Ainda assim, as formas que estão se desenvolvendo/modificando podem coexistir, pois "um fato diacrônico é um acontecimento que tem sua razão de ser em si mesmo, as consequências sincrônicas particulares que dele podem derivar são-lhe totalmente estranhas (p.100, CLG). 
   Essa relação dicotômica se dá justamente porque a língua em sua essência comporta a sincronia como a diacronia também inter-relacionados, pois é um sistema no qual os signos dependem um dos outros, mas estes também estão a todo momento sofrendo deslocamentos, evoluindo. 
 Além disso, quando um signo se altera (fatos diacrônicos) ele modifica todo o sistema da língua naquele determinado momento (fatos sincrônicos). Porém, o sistema nunca se modifica diretamente, em si mesmo é imutável, apenas alguns elementos são alterados sem atenção À solidariedade que o liga ao todo.
  Como consequência da confusão entre sincrônico e diacrônico, dois casos podem se apresentar:
1) uma das verdades não exclui a outra
2) a verdade sincrônica concorda de tal modo com a verdade diacrônica que se costuma confundi-las ou 
julgar supérfluas desdobrá-las

Resumindo:


"A linguística sincrônica se ocupará das relações lógicas e psicológicas que unem os termos coexistentes e que formam sistema, tais como são percebidos pela consciência coletiva. A linguística diacrônica estudará, ao contrário, as relações que unem termos sucessivos não percebidos por uma mesma consciência coletiva e que se substituem uns aos outros sem formar sistema entre si" (p.116 , CLG) 


Um comentário: